Peri-implantite: o que é, como surge e como evitar

Você certamente já ouviu falar sobre periodontite, mas peri-implantite é um termo conhecido para você? Peri-implantite é o processo inflamatório que pode ocorrer nos tecidos moles e duros ao redor de implantes dentários, assim como a periodontite faz com a dentição natural. Este processo inflamatório leva à perda do osso que suporta o implante, consequentemente podendo levar à perda do implante dentário.

São vários os fatores que levam ao problema, mas os principais são má higiene bucalhistórico de periodontite e tabagismo. Além destas causas, diabetes, fatores genéticos e consumo de álcool também podem favorecer o aparecimento de peri-implantite.

Sintomas

Em geral, a gengiva ganha aspecto avermelhado, liso, inchado e costuma sangrar. Em casos mais avançados, este sangramento costuma ser mais intenso, acompanhado muitas vezes de pus, mau hálito e retração gengival. Com o avanço da doença, há perda óssea e o implante começa a apresentar mobilidade.

Como prevenir

Combater as principais causas é a melhor forma de prevenção, começando por não fumar e fazer uma higienização bucaladequada diariamente, sem esquecer o fio dental e soluções antissépticas, de preferência sem álcool. Alguns acessórios específicos podem facilitar a higienização do implante, por isso devem ser utilizados. Nosso blog tem um post que mostra alguns destes acessórios e a utilidade de cada um deles, você confere aqui. Além disso, é essencial visitar o dentista regularmente, pois somente em consultório é possível realizar uma limpeza mais profunda, a chamada profilaxia, e avaliar as condições bucais como um todo, prevenindo doenças.