Implante dentário pode ser perdido como dente natural?

Sim. Para que o implante dentário seja preservado, são necessários os mesmos cuidados dos dentes naturais com relação à higienização da boca por meio da escovação e uso de fio dental, além da visita regular ao dentista.

A cárie só acomete dentes naturais, mas o mesmo não ocorre com a placa bacteriana, que também se forma sobre implante dentário, podendo levar a doenças periodontais. Essas doenças afetam justamente os tecidos gengivais e ósseos, que dão sustentação ao implante dentário. Caso o processo agrave, o problema pode resultar em perda do implante e outros impactos negativos à saúde bucal em geral.

Quem possui implante dentário conta com acessórios adicionais que vão além da escova de dente convencional e o fio dental, e auxiliam muito na higienização do implante dentário e da boca como um todo. Conheça:

Escova dental elétrica: é uma opção mais adequada para quem tem dificuldades motoras para realizar a escovação. Caso você não se enquadre nesse perfil, prefira as escovas convencionais, com cabeças menores (que chegam até o fundo) e cerdas macias (para não agredir a gengiva, evitando a retração gengival).

Escova interdental: é comum achar que essas escovas são usadas apenas por quem utiliza aparelho ortodôntico fixo, mas a verdade é que elas são também uma ótima opção para aqueles que possuem implante dentário. A escova interdental complementa, e muito bem, o trabalho do fio dental. Ela elimina, com sucesso, restos alimentares e bactérias que podem ficar entre os dentes, ajudando a eliminar a placa bacteriana e reduzindo os riscos de gengivite.

Escova Unitufo: usada como complemento da escova de dentes convencional e fio dental, ela facilita a limpeza em regiões com ângulo de acesso difícil, como os molares, localizados no fundo.

Se você possui implante dentário, siga as dicas dadas aqui e mantenha em dia sua higiene bucal. Em caso de dúvidas, procure sempre seu dentista para obter a orientação correta.