Conheça as causas e tratamentos para halitose (mau hálito)

Halitose é o nome técnico dado ao mau hálito, causado por odores desagradáveis que são expelidos pela boca ou nariz. O problema afeta cerca de 40% da população brasileira, segundo a Associação Brasileira de Pesquisa dos Odores Bucais.

Causas

As causas são diversas e vão desde doenças respiratórias, como a faringite, amigdalite, bronquite e sinusite; doenças gastrointestinais, como refluxo, esofagite e infecções; até diabetes e insuficiência renal. Mas a principal causa da halitose, responsável por 90% dos casos, são as doenças relacionadas à boca.

Dentre as causas bucais estão as cáries, inflamação gengival, higiene bucal precária, próteses ou restaurações mal adaptadas, fístulas, lesões de câncer e a denominada saburra lingual, que é a placa bacteriana de coloração esbranquiçada que se forma na língua.

É importante considerar que o mau hálito apresentado ao acordar ou após um período de jejum é considerado normal. Essa halitose, chamada de fisiológica, ocorre com todos, sem distinção, e acontece por causa da diminuição do nível de glicose no sangue e do fluxo salivar durante o período de sono.

Tratamento

O tratamento primário deve ser baseado na causa, daí a necessidade da pessoa procurar ajuda profissional, para que se faça um diagnóstico preciso e tratamento adequado. Nas halitoses de causa bucal, o tratamento consiste em uma rigorosa higiene bucal, com uso regular do fio dental, escovação adequada e remoção mecânica da saburra lingual através de escovas ou raspadores linguais.

Deve-se também investigar a possível existência de próteses ou restaurações mal adaptadas, infecções da gengiva e lesões de cárie ou da mucosa. Os enxaguatórios bucais devem ser usados com cautela, evitando aqueles com alta concentração de álcool, pois podem agravar o quadro de halitose por causarem uma descamação das células da mucosa bucal e da língua.

Outro cuidado necessário é a ingestão suficiente de água, cerca de 2 litros por dia, para manter um fluxo salivar adequado e evitar acidez e refluxo, prevenindo assim o mau hálito. Na dúvida, não hesite: procure um dentista e livre-se deste problema.