Como escolher escova de dente?

Como escolher escova de dente?

Você já ficou um bom tempo em frente à prateleira cheia de escovas de dente sem saber qual levar? Não é para menos, são inúmeras as opções: cerdas macias, extramacias ou mais rígidas; cabeças menores, maiores; design diferenciado e até opções elétricas.

Precisa de ajuda para saber como escolher a escova de dente mais adequada? O cirurgião-dentista Marcelo Pimenta indica o que é mais importante considerar nessa escolha.

Tipo de cerdas

Para começar, dê preferência às cerdas macias ou extramacias. Esqueça o mito de que elas limpam menos. Pelo contrário, elas são mais maleáveis, por isso percorrem melhor os sulcos dos dentes e removem a placa bacteriana sem agredir a gengiva.

Tamanho da cabeça

Verifique o tamanho da cabeça da escova, é importante que seja pequena ou média, facilitando o acesso a partes mais restritas da boca, como os dentes superiores.

Formato e disposição das cerdas

O formato e a disposição das cerdas não é tão importante. O que importa mesmo é a frequência da escovação e se você utiliza a técnica correta.

Hora de trocar?

Independente do modelo e marca que escolher, troque sua escova de dentes no máximo a cada três meses ou faça a troca antes caso as cerdas estejam desgastadas.

E a escova elétrica?

Elas são uma boa indicação para quem tem dificuldade motora para escovar os dentes. Se você não faz parte deste grupo, utilize a escova comum.

Mantenha sua escova desinfetada

É muito importante garantir que sua escova esteja limpa e livre de bactérias. Após usá-la, bata o cabo da escova na pia para eliminar o excesso de água e, em seguida, borrife um antisséptico nas cerdas. O mais indicado é a clorexidina 0,12%, encontrada em farmácias.

Veja Também