Placa e tártaro: qual a diferença e como evitar ambos?

Placa bacteriana é o estágio que precede o tártaro. Ela é uma espécie de camada formada por bactérias naturalmente presentes na boca e restos de alimentos que se acumulam sobre os dentes. Nem sempre visível, tem o aspecto de uma massa pegajosa e, quando não removida por meio de uma higiene bucal adequada, ela calcifica, dando origem ao tártaro. A partir daí, a remoção só pode ser feita por um dentista.

O ciclo não finaliza no aparecimento do tártaro. Uma vez que ele surge, passa a dar à placa bacteriana mais lugar para o seu crescimento, agravando cada vez mais o problema e facilitando o aparecimento de doenças. E essas doenças não se limitam a cáries, pois atingem todo o sistema que ajuda a sustentar os dentes, incluindo osso alveolar, gengivas e fibras que ligam a raiz ao osso. Além disso, por ser poroso, o tártaro absorve manchas mais facilmente, o que acaba afetando também a estética dental.

Mesmo com o agravamento, é possível que não haja dor, mas o sangramento costuma ser comum ao escovar, usar o fio dental, e pode acontecer até mesmo ao comer. Esse sangramento ocorre por conta do processo inflamatório iniciado pelo acúmulo de placas.

Como evito a placa e o tártaro?

Ao evitar a placa, você consequentemente já evita o tártaro, pois impossibilita sua formação. A prevenção da placa bacteriana consiste em escovação correta e regular, uso do fio dental diariamente e visita regular ao dentista, ao menos a cada 6 meses. É nesta visita que o profissional realizará uma profilaxia mais completa, com auxílio de ferramentas e produtos que só podem ser usados por um dentista em seu consultório.

Ao contrário da placa, que pode e deve ser removida diariamente por meio da higienização bucal, o tártaro só pode ser removido pelo dentista, por meio de um procedimento conhecido como raspagem.