Sua escova dental pode estar contaminada

Estudos comprovam que a escova dental pode estar contaminada por bactérias e outros microrganismos, incluindo vírus, fungos e parasitas, já após a primeira utilização. Estes microrganismos provêm da própria boca e do meio ambiente, e podem permanecer vivos nas cerdas por um período que varia de 24 horas a até 7 dias. Mesmo após lavá-las com água, eles permanecem ativos, principalmente quando a escova é armazenada em local fechado e úmido, como estojos plásticos e armários de banheiro.

Escova na pia do banheiro

A pia do banheiro é outro local não recomendado para guardar a escova dental. Estudos apontam a presença de coliformes fecais alojados em escovas, devido à proximidade da pia com o vaso sanitário. Isso acontece porque a descarga forma um aerossol, levando os microrganismos até a pia. A presença de bactérias fecais já foi detectada em 70% das escovas mantidas nessas condições.

Desinfecção da escova dental

Pessoas suscetíveis a infecções devem ter cuidados redobrados para não serem expostas novamente a esses microrganismos durante a escovação. Por isso, desinfectar a escova após cada uso é fundamental e deve se tornar um hábito. A dica é utilizar soluções antimicrobianas disponíveis no mercado, os chamados enxaguatórios bucais. Dê  preferência para aqueles em forma de spray e borrife o produto sobre as cerdas da escova dental. Com essa ação, você já pode armazenar a escova no armário ou em recipientes plásticos fechados sem preocupação, pois a proliferação dos microrganismos estará controlada.

Diversos agentes químicos têm sido testados para este fim, mas, até agora, o método mais eficaz e seguro para a desinfecção apontado nas pesquisas é a solução de clorexidina a 0,12%, um antimicrobiano bucal facilmente encontrado em drogarias ou farmácias de manipulação. Para utilizá-lo, basta enxaguar a escova dental após o uso, remover o excesso de água sem usar toalhas, borrifar o produto sobre as cerdas da escova ou molhá-las na solução e guardá-la em local seco e fechado. Adquira este simples hábito e evite doenças bucais.