8 dicas para manter o mau hálito bem longe

8 dicas para manter o mau hálito bem longe

Você desconfia que está sofrendo com mau hálito? Esse problema é mais comum do que imagina, afeta cerca de 40% da população brasileira, segundo a Associação Brasileira de Pesquisa dos Odores Bucais. As causas são várias, desde doenças respiratórias, como a faringite, amigdalite, bronquite e sinusite; doenças gastrointestinais, como refluxo, esofagite e infecções; até diabetes e insuficiência renal. A boa notícia é que 90% dos casos de halitose têm origem na boca, e ações simples podem resolver o problema. Confira 8 dicas para manter o mau hálito longe de você e reflita se está falhando em seus hábitos.

Frequência da higienização bucal – se ela é negligenciada, nada vai salvar seu hálito. Por isso, atente-se para sua higienização, realizando-a sempre após as refeições. Caso consuma algo ácido, como suco de limão e laranja, por exemplo, aguarde ao menos 30 minutos para realizar a escovação, assim você evita a erosão ácida do esmalte dentário.

Não esqueça a língua – muito negligenciada na hora da higienização bucal, ela retém bactérias e restos de alimentos, que podem levar ao mau hálito. Se sua língua apresenta uma aparência esbranquiçada ao fundo, é sinal de que não tem sido bem higienizada.

Fio dental e escova andam juntos – apenas o fio dental consegue higienizar adequadamente entre os dentes. Por isso, lembre-se que a higienização só é completa se a escova vier acompanhada do fio dental.

Não fume – se você é fumante, deixar o hábito pode não ser uma questão tão simples, mas a verdade é que você certamente já sabe que o cigarro leva ao mau hálito e a diversos outros problemas para sua saúde em geral.

Beba bastante líquido – a hidratação é importante também para um bom hálito, por isso beba ao menos 2 litros de líquido por dia. Lembre-se que refrigerante e bebida alcóolica não entram nessa conta!

Cuidado com o intervalo entre as refeições – o jejum é outra causa do mau hálito, por isso é importante se atentar para os intervalos entre as refeições. Procure se alimentar de 3  em 3 horas.

Nota presença de tártaro? Está aí uma grande causa do problema. Além da higienização diária adequada, é importante visitar o dentista a cada 6 meses para consulta de prevenção e realização da profilaxia, um tipo de limpeza profunda que somente um profissional pode fazer.

Dietas sem carboidrato – aderiu a uma das dietas com alta restrição de carboidrato? Tenha cuidado, ela pode levar ao mau hálito e a prejuízos em sua sáude como um todo.

Aproveite para fazer um teste rápido e descobrir se você tem chances de estar com mau hálito.

Veja Também