Pacientes diabéticos podem recorrer a implante dentário?

Uma das dúvidas mais recorrentes sobre implante dentário tem relação com o diabetes. Afinal, pacientes diabéticos podem ou não recorrer à técnica? Na verdade, o diabetes em si não é um impeditivo para a realização da cirurgia, desde que esteja controlado. O que representa um obstáculo ao implante dentário é o diabetes fora de controle, que eleva os níveis de glicemia no sangue (hiperglicemia), ocasionando uma série de complicações para a saúde.

Esta hiperglicemia prejudica o processo de cicatrização do osso e dos tecidos moles ao redor do implante, dificultando a osseointegração, tão importante para o sucesso do implante dentário. É a osseointegração que faz com que o implante se una de forma estável ao osso no qual foi inserido por meio da cirurgia.

Já em situações nas quais o diabetes está sob controle, não é preciso se preocupar. Estudos apontam que casos de implantes dentários em pacientes com a doença controlada alcançam taxas de sucesso de 90 a 95%, mesmo índice de casos de pacientes sem o problema. O mais importante é assegurar o controle do diabetes antes de realizar a cirurgia, e isso ocorre nas consultas pré-cirúrgicas.

O implantodontista solicita uma série de exames ao paciente para averiguar suas condições de saúde, incluindo dosagem de glicemia no sangue. Caso seja detectado que o quadro de diabetes apresenta instabilidade, não é preciso se desesperar. A cirurgia deve ser adiada apenas até que a doença seja controlada com ajuda de um médico.