Curaprox – a famosa escova dental suíça vale o que custa?

Curaprox – a famosa escova dental suíça vale o que custa?

Não tenho por hábito citar marcas de produtos, seja aqui no blog ou fora dele, mas resolvi abrir uma exceção, já que falar de determinado produto vai responder a dúvidas de muitos dos meus pacientes e internautas que enviam perguntas.

Trata-se da escova dental Curaprox, produzida por uma marca suíça de mesmo nome. Elas estão presentes nas gôndolas de algumas drogarias e cada vez mais famosas até nos programas televisivos. Costumam custar cerca de R$ 15, o que representa um valor mais alto do que conhecidas marcas nacionais. A pergunta é: elas valem o que custam?

Para responder isso, chequei as características técnicas da escova, comparei-a com outras e eu mesmo a experimentei. Vou responder se ela vale o que custa esclarecendo o que faz de uma escova dental uma boa escova e o que a Curaprox tem com relação a essas características.

Análise das cerdas

Começando pelo que é mais simples, é importante que a escova seja bem macia. A ideia de recorrer a cerdas mais rígidas para obter melhor limpeza não passa de um mito prejudicial à saúde bucal. Cerdas rígidas acabam causando retração gengival, o que leva, entre outros problemas, à sensibilidade. Cerdas macias são mais maleáveis e percorrem melhor os sulcos dos dentes, consequentemente efetuando uma higienização mais adequada. Um segundo ponto importante com relação às cerdas é a quantidade. Quanto mais cerdas, mais eficaz a escova.

E como são as cerdas da Curaprox?

Ela possui cerca de 5 mil cerdas, enquanto a maioria das outras marcas oferece escovas com 2 a 3 mil. As cerdas da Curaprox são produzidas com um tipo de fibra mais fina, macia e com diâmetro bem reduzido. Essas características fazem mesmo dela uma escova superior em maciez.

Análise do design 

São inúmeras as opções de design de escova dental no mercado, com cabos que não escorregam nas mãos, material diferenciado e desenhos modernos. O problema é que muito desse design possui sulcos e reentrâncias. Apesar de darem uma aparência mais bonita, eles facilitam a retenção de bactérias e fungos.

E como é o design da Curaprox?

Ela tem um design mais básico, sem reentrâncias e relevos em seu desenho, o que ajuda a não reter fungos e bactérias.

Análise da cabeça da escova 

Outro ponto a se considerar é o tamanho da cabeça da escova. Nessa questão, menos é mais! Cabeças menores conseguem chegar até cantos mais difíceis de serem alcançados, por isso são escolha acertada.

E como é a cabeça das escovas Curaprox?

As escovas Curaprox têm mesmo cabeças menores, atendendo a este quesito importante.

Conclusão 

Considerando todas as características necessárias para uma boa escova e o que a Curaprox oferece, vejo que ela vale mesmo o que custa. Até porque investir em uma escova dental que preserve as gengivas na escovação e que higienize com eficácia ajudará a evitar problemas bucais a médio e longo prazo, consequentemente levando à economia.

E você, já experimentou a escova? Qual a sua opinião sobre ela? Compartilhe com a gente e com os demais visitantes da página!

Veja Também