Clareamento dental – tipos de manchas e procedimentos

Clareamento dental – tipos de manchas e procedimentos

Apesar de ser um dos procedimentos mais procurados em odontologia Estética, ainda restam muitas dúvidas sobre clareamento dental. Antes de mais nada, é essencial saber que existem dois tipos de manchas, as intrínsecas e extrínsecas. A primeira costuma ocorrer como resultado de infecções por cárie, traumatismos por conta de uma queda ou alterações durante a gestação. São manchas que atingem a estrutura interna do dente e costumam ser mais resistentes. Já as extrínsecas são geralmente decorrentes do consumo de alimentos e substâncias que mancham a superfície dos dentes. Alguns exemplos são o cigarro e o consumo excessivo de determinados alimentos, como o café, o vinho e outros itens com corantes.

Na categoria de manchas extrínsecas há também aquelas brancas, especialmente as causadas por fluorose. Estas manchas também são resistentes e, nesses casos, o clareamento ajuda a diminuir e disfarçar o contraste, deixando todo o dente mais claro.

Tipos de clareamento dental

Basicamente, são duas as técnicas de clareamento: a feita em consultório, com uso de produtos concentrados associado ou não à aplicação de uma luz especial , o LED – diodo emissor de luz; e a feita em casa pelo paciente, sempre supervisionado pelo dentista. A segunda opção usa produtos menos concentrados e aplicados em uma moldeira de silicone adaptada à arcada dentária.

Sensibilidade

Os efeitos adversos mais comuns são irritação na gengiva e sensibilidade, ambos passageiros. A intensidade desses efeitos depende não apenas da sensibilidade do paciente, mas também da concentração do produto e do tempo de uso.

Quanto tempo duram os resultados?

O efeito do tratamento na estrutura interna do dente é duradouro. Apesar disso, podem aparecer manchas extrínsecas, aquelas causadas pelo consumo de substâncias e alimentos que escurecem a superfície.

Para solucionar isso, bastam limpezas periódicas e um novo procedimento após dois ou três anos. Nestes casos, os resultados do clareamento aparecem bem mais rápido do que no tratamento feito pela primeira vez. Pastas dentais e enxaguatórios que visam o clareamento também podem auxiliar a manter os resultados por mais tempo.

Veja Também